Pular para o conteúdo principal

Cortei meu cabelo e reflexões que tirei disso

Eu estava irritada com meu cabelo. Grande, quebrado, sem cachos nas pontas. Daí eu vi um vídeo no YouTube, lavei meu cabelo, peguei a tesoura e cortei. Cortei um tanto. Meu cabelo do meio das costas ficou na nuca.

E eu passei uns bom minutos me admirando no espelho, achando que tinha ficado muito bom.

Até que vieram os primeiros comentários. "Quando seca vai ficar armado e feio" "Eu gostava mais de você de cabelo grande" "Desse jeito não dá para prender, você tem que andar sempre com uma gominha no bolso" "Nossa, sua louca, por que você fez isso?".

Fiz. Fiz por que quis.

E mesmo assim me senti mal com os primeiros comentários ruins.

No entanto, a quantidade de comentários legais que vieram depois, superaram em muito os primeiros ruins. "Seu cabelo está lindo!" "Olha quantos cachos!" "Você ficou mais bonita assim" "Combina com seu rosto".

Daí eu agradeci.

E comecei a refletir.

POR QUE (ah, Deus, por quê?) a opinião dos outros importa tanto? Por que não bastava que eu estivesse feliz com meu cabelo de um jeito que EU gosto? O cabelo é de quem? Quem é que vai cuidar dele e amarrar ou não, e se importar se está armado ou não?

O que me assusta mais disso tudo é que é um cabelo. Eu cortei uma coisa que vai crescer e ficar exatamente igual estava antes (mais hidratado, inclusive).

Comecei a lembrar de todas as coisas que deixei de fazer pela opinião de alguém e quantas coisas eu poderia ter deixado de fazer pelo mesmo motivo. Quantas vezes eu deixei ir à algum lugar, ou de fazer algo que eu queria muito, por que alguém achava que eu não devia? Eu o quanto aquilo era importante para mim para que eu deixasse que o outro me impedisse? E o quanto o outro é importante para mim para que eu o obedeça, cegamente?

Acho que estamos com um problema sério de "viver a vida do outro", inclusive a pessoa influenciada. A falta de amor próprio de nós que nos deixamos negar é imensa. Por que o outro é mais importante que eu, numa decisão que deve ser feita para minha vida? Por que eu tenho que justificar um corte de cabelo? Por que eu tenho que justificar a faculdade que quero fazer?

Para aqueles que influenciam... Parem com isso, por favor. Sabem quantos sonhos pisoteiam, por falar de mais? Sabe quantas pessoas precisavam só de um sorriso seu, para tomar a decisão mais importante da vida dela no momento? Sabe como já é difícil tomar coragem para tentar, num mundo onde tudo que é diferente é repudiado?

Para nós que  nos deixamos influenciar... Veja bem meu bem. Quem não te deixa cortar o cabelo não vai te deixar fazer artes cênicas na faculdade. Quem diz que você desenhar, escrever, pintar, dança, tocar um instrumento não é algo que valha a pena te conhece menos do que seu amigo mais distante, ou para o porteiro que não te diz bom dia.

Por que importa o que essas pessoas vão dizer?

Quem são elas para determinar quem VOCÊ é?

Não se deixe determinar, não se deixe intimidar... Não deixe que digam qual faculdade você tem que fazer, qual emprego você tem que arrumar, a quem você deve namorar, como você deve agir e quando e como você deve cortar o cabelo.

Se deixamos as pequenas coisas, deixaremos as grandes.

É por isso que cortei meu cabelo, é por isso que escrevo, é por isso que faço jornalismo.

Por que estou aprendendo, de verdade, que a única pessoa a quem devo satisfações sobre minhas decisões é a mim mesma.

E nós duas estamos bem felizes com isso.

E claro, com o cabelo novo.


Comentários

  1. Amando o blog Carol lendo tudo aqui 😁 saudades vamos marcar aquela lasanha com a sua mae kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amigos e amigos

Semana passada eu recebi uma ligação não menos que inusitada. Uma amiga antiga, de vários anos atrás... Não sei por que ela se lembrou de mim aquele dia e resolveu me ligar, mas fico muito feliz por ela ter feito isso. A vozinha mansa, o jeito de rir. Parecia exatamente a mesma amiga que eu deixei escapulir um tempo para trás. Ela me perguntou sobre partes de mim que nem eu me lembrava que existia. Uma Carol cantora... Uma escritora, uma amiga, uma namorada, uma poetiza, uma musicista. Acho que eu havia esquecido que eu podia ser tanta coisa. E enquanto eu pensava nessas versões de mim que ela expunha com tanta tranquilidade pensei também em como parecia que ela estivera do meu lado toda aquele tempo, mesmo não estando lá, de fato. Sem querer, comecei a segregar tipos de amigos. Tem aqueles amigos, como essa minha, que podem ficar sem te ver ou ouvir por um longo tempo, mas quando te vêem novamente, parecem exatamente iguais que na ultima vez. E esse tipo de amigo não te culpa po

O que acho sobre sua visão de mim

Estamos andando. Ela para. Olha disfarçadamente para a vitrine, depois sorri para mim. Aquele sorriso de quem realmente está te escutando. Aquele sorriso de quem realmente gosta de estar ali naquele momento com você. Mesmo que as vitrines a distraiam. Mesmo que esteja cansada. Mesmo que ela faça aquele charminho, reclame de casa ou chore sua preguiça. Amo que ela esteja ali comigo. E sei que ela sabe que também estou cansado, com fome, sem dinheiro. E que ainda vou me arrastar ate a academia, depois da jornada dupla, por que quero ficar sarado para ela. Ela volta a andar, os cachinhos rebeldes de seu cabelo loiro escapam do coque. Ela não gosta de passar por outro caminho dentro do shopping. É sistemática de um jeito que até acho fofo. Gosto de irrita-la com isso também, trocar as coisas de lugar, não deixar ela arrumar uma mexa rebelde. Ela parece brava, mas nunca está. Não por causa disso. Ela fica brava por outras coisas bobas. Eu seguro sua mão pequena e clara. Ela não teve t

O que eu faço, ò tempo?

O que eu faço Para parar o tempo? Hoje depois de acordar... Eu perdi o canto dos passarinhos Perdi o bom dia Por que o relógio gritava "você está atrasada!" Ontem à noite Me esqueci o que fiz durante meu dia Por que aquelas voz me chamava todo o tempo "Faça isso, faça aquilo!" "Seja adulta!" "Responsável" Hoje quando acordei, Meus joelhos estavam doendo Meu corpo queria voltar para a cama E eu não sabia se ficava ou se ia Fiquei e me perdi Se fosse, teria me encontrado? O diário espera, aberto, para ser escrito Mas como, se o hoje já é amanha e o amanhã já não me pertence? O que eu faço para parar o tempo...? Para que todo o tempo perdido fosse encontrado E os sorrisos que não dei, resgatados O que eu faço? Um dia começa, outro termina... Espero não ser para sempre Apenas rotina.